Músicas de Natal: uma playlist por ordem

músicas de Natal

Não é indiferente a ordem pela qual se ouvem músicas de Natal. Há umas que apetece logo ouvir em Novembro. E outras que já ninguém consegue ouvir no final de Dezembro.

Como especialista em músicas de Natal, tenho vindo a aperfeiçoar um método próprio ao longo dos anos. E hoje, a um mês da véspera de Natal, partilho convosco a minha recomendação.

Atenção, isto não é uma lista de músicas cool, ou versões pouco mainstream. Ou seja, isto não são as músicas que eu digo que ouço. São mesmo as que ouço enquanto decoramos a árvore de Natal e montamos o presépio, ou se tiver de trabalhar ao fim-de-semana e precisar de ânimo.

Aqui vai: a ordem pela qual devem ouvir as músicas de Natal.

It’s beginning to look a lot like Christmas

Todos os anos começo por esta. Faz sentido. A letra diz tudo: estamos a começar a encontrar os sinais de que vai ser Natal. Nas ruas, nas lojas, everywhere we go. E a melodia é assim já natalícia com sabor a Inverno, mas tranquila. Enquadra bem.

All I Want For Christmas Is You

Esta é a que me traz a alegria da preparação para o Natal. Basta os primeiros acordes tocarem e fico logo num excitex (xitex?). É Natal! All I want for Christmas is… youuu-u-u baby. Dá para tudo: para ele, para bebés, para um animal de estimação ou para um pacote de Guylian.

Joy to the world

Já agora, alguma que fale de Jesus, certo? Esta é cheia de pompa, mas alegre, aquece a alma.

Let every heart prepare Him room
And Heaven and nature sing

Have Yourself a Merry Little Christmas

A minha música de Natal preferida. É um bocadinho introspectiva. Como eu. Nostálgica com um toque de optimismo. Como eu. Para ouvir quentinha em casa com a chuva lá fora, ao fim do dia. Ou então no carro, já escuro, com as luzes de Natal espalhadas pela cidade.

Silent Night

Um clássico. Para o dia 25 de Dezembro. Ou para o fim da noite de Natal, já no regresso a casa, com algum sono. Na versão Bing Crosby/ Frank Sinatra para algo clássico. Na da Ella Fitzgerald para algo soulful. Ou na da Sinead O’Connor para algo introspectivo.

What Are You Doing New Year’s Eve?

Esta é linda e comecei a ouvi-la em loop nos anos da faculdade, imaginando quem é que me ia dar um beijinho na Passagem de Ano. Recomendo a versão da Ella Fitzgerald. (Mas há uns anos vi uma cover da Zooey Deschanel e do Joseph Gordon Levitt no Youtube que era querida). É uma boa conclusão para esta playlist porque fala já do Ano Novo. Ainda falta.

Boas playlists natalícias!

Também podes gostar

1 comment

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.