Leituras de Verão 2019: 5 livros para a praia

summer reading list leituras de Verão 2019

Leituras de Verão 2019

Por favor não me interpretem mal: isto é uma lista de intenções. Não fico obcecada em fazer os checks. É até muito provável que outro livro mais apetitoso passe à frente destes. Simplesmente, gosto de pensar nestas coisas.

Nisto dos gostos, toda a gente gosta de dizer que é ecléctica. Outro dia até vi alguém a qualificar-se como um “leitor bipolar”. (Se bem que, tanto quanto sei, e já que estamos na onda das doenças mentais, talvez “leitor esquizofrénico” fosse mais preciso?) Eu não gosto de todos os livros da mesma forma, mas sou um pouco omnívora. Vou-me deixando levar pela minha curiosidade ou tentando agarrar coisas que me possam escapar por preguiça.

1. Einstein, His Life and Universe – Walter Isaacson

Já tinha dito que ia ler este no Verão passado neste post, mas depois não me apeteceu. Mas sei que vou gostar, tem vários ingredientes que aprecio: a história do Einstein, a escrita do Walter Isaacson e muita coisa para aprender.

Há uns anos li a biografia do Steve Jobs, escrita pelo mesmo autor, e foi fascinante do início ao fim. Sabiam que aos 30 anos ele já era milionário e contratou a Ella Fitzgerald para cantar na festa? A Ella Fitzgerald?!

Só preciso do investimento inicial para entrar na história desta vida.

2. O Erro de Descartes – António Damásio

Há uns tempos, estava no coffee break de numa formação internacional. Um dos palestrantes, um inglês com uns 30 e tal anos, estava a conversar sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Às tantas ele disse “como vocês sabem, foi um português que descobriu o papel das emoções no cérebro”. Touché.

Com franqueza, não sei como é que até agora não li nada do António Damásio. É quase uma vergonha. Os livros sobre o cérebro fascinam-me e este é um cientista português que parece interessantíssimo.

3. Sophie Kinsella

Já tinha referido que a Sophie Kinsella é espectacular? Se calhar não. Aqui vai, não digam que não foram avisados: a Sophie Kinsella é espectacular.

É uma autora inglesa, que escreve livros muito cómicos, com protagonistas femininas. Odeio a designação “chick lit”, mas é isso em bom. A série da Shopaholic, que até deu um filme, é a mais famosa entre nós. Mais importante: os livros dela fazem-me rir. Não é rir tipo “hmm, está bem visto”. É rir tipo “ups cuspi um bocado do chá” à gargalhada. Puro prazer.

O que tenho agora no Kindle para ler chama-se “I’ve got your number“. Nem sequer é um guilty pleasure, é só um pleasure. Que todas as minhas listas de leituras de Verão tenham um livro da Sophie Kinsella e estou bem.

4. A Sibila – Agustina Bessa Luís

Aproveitei o facto de já ter este livro cá em casa e o pretexto da morte da autora este ano. Não tenho muito a dizer sobre este livro antes de o ler. Simplesmente, trata-se de um clássico que quero ler.

A classic is something that everybody wants to have read and no one wants to read.

Mark Twain

5. Swing Time – Zadie Smith

Gosto muito da Zadie Smith. Ela parece-me super inteligente e interessante. Tenho este livro cá em casa há uns dois anos. Estou a precisar de ler mais romances. A capa é amarela. É uma edição paperback levezinha, que cabe em qualquer saco. Acaba por ser uma escolha óbvia para as leituras de Verão 2019.

E a menina?

Também podes gostar

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.