5 coisas que aprendo com uma criança de 5 anos

criança de 5 anos

Eles crescem e eu cresço com eles, a verdade é essa. Começa-se por ser mãe sem qualquer preparação. Começa-se às escuras, só com algum instinto. Aprende-se a ser mãe, sendo-o. Com uma criança de 5 anos em casa sou uma mãe mais crescida do que era antes. Basicamente, também sou uma mãe de 5 anos.

E aprende-se quando menos se espera. Só com alguma distância é possível ver o que estas pequenas criaturas nos ensinam e mostram.

5 coisas que aprendo com uma criança de 5 anos

Aqui ficam 5 coisas que aprendo com uma criança de 5 anos.

1. Fazer perguntas é a melhor maneira de começar

Olhar à volta, levar com o mundo em cima, e fazer perguntas. O melhor método científico, para a ciência e não só. As crianças não têm medo de fazer perguntas. É assim que se aprende e se exprime o espanto legítimo pelo que nos rodeia. É assim que se é humilde. É assim que se cresce, admitindo que não se sabe tudo.

2. Todos os dias são especiais

Há um vestido novo para estrear? Pode ser hoje. Algum sumo especial guardado no frigorífico? Pode ser para o almoço. Um jogo que ainda não sei? Óptima altura para aprender. A vida celebra-se no momento, não é num futuro qualquer decidido arbitrariamente e que ninguém sabe se chegará. É aqui, agora. Estamos aqui e estamos vivos, por que não celebrar?

3. O medo conquista-se

Dantes havia qualquer coisa que assustava os meus filhos e eu evitava. Passava à frente a cena assustadora do filme. Dizia logo que era só um filme, era só um desenho, era só um sonho. Mas eles queriam saber mais. Eles queriam viver esse medo. Eles insistiam para se assustarem. E depois percebi que era a sua forma de aprender a enfrentar o medo. Quanto mais vezes eles ganhavam a confiança de sobreviver a algo que os assustava, mais fortes ficavam.

4. Brincar é um trabalho sério

Os pediatras e os psicólogos fartam-se de dizer isto. Brincar é um trabalho muito sério. Brincar é desenvolver todos os skills, como se diz agora. Desvalorizar a brincadeira, interromper, não alinhar, não incentivar – tudo coisas de que fui culpada, ainda sou. Mas consigo ver quão importante são as brincadeiras em que eles testam, em que repetem, em que só sai palhaçada, em que treinam ser adultos.

5. O melhor plano é estar com quem gostamos

Esta confesso que já podia ter aprendido antes mas vou precisando de reaprender. Claro que é giro uma ida ao Jardim Zoológico ou a um teatro. Claro que enriquece ver outras paisagens e ter outras experiências. Mas não há nada mais valioso para a minha criança de 5 anos do que o tempo que passamos juntos. Nem que seja no quarto deles. Nem que seja em silêncio, antes de adormecer. Não há bilhete pré-pago nem quarto de hotel que compense isso. E ainda assim eu às vezes esqueço-me.

E tu? O que já aprendeste com uma criança de 5 anos?

Também te pode interessar:

7 coisas que aprendo com uma criança de 4 anos

7 coisas que aprendo com uma criança de 3 anos

9 coisas que aprendo com uma criança de 1 ano


.

Também podes gostar

Leave a Reply

You have to agree to the comment policy.