Como ler mais em 2020: 7 ideias simples

ler mais em 2020

Ler mais: um objectivo para 2020

Ler mais livros é um dos objectivos que tenho ouvido com mais frequência. As pessoas querem ler mais. Possivelmente porque cada vez há mais distracções. Entre as séries de televisão e as redes sociais, é muito fácil passar semanas sem pegar num livro.

Estamos inundados de conteúdos. A verdade é que há conteúdos mais ricos e satisfatórios do que outros. Ninguém fica satisfeito se passar 50 minutos tipo zombie a olhar para o Instagram dos outros. Been there, done that.

E ler é tãooo bom para nós.

Como ler mais em 2020?

Ler mais em 2020 é também um objectivo meu. Acho mesmo que com alguns pequenos ajustes à nossa vida e rotinas conseguimos ler mais. Vamos tentar que este ano seja um ano de belas leituras!

No ano passado li 47 livros. Parece muito, mas o meu objectivo era ler 52, um por semana. Só que não fico obcecada com os números. Fiquei só contente por ter lido bastante. Ter esse objectivo ajudou-me.

Este post reúne algumas ideias simples que funcionam comigo e que te vão ajudar a ler mais em 2020.

Anda sempre com um livro

Sempre. Na carteira. Nunca se sabe. É tipo um snack para o cérebro. Sabe-se lá quando é que vais ter fome.

Há contextos que são óbvios. Por exemplo, quando ia fazer as famosas análises da glicose que as grávidas têm de fazer e que envolvem passar mais de 2 horas na sala de espera. Mas já dei por mim a tirar o livro da carteira em situações menos expectáveis. Por exemplo, na fila do H3. Ou enquanto tomo o pequeno-almoço numa pastelaria, o que acontece raramente. Se não tiver o livro, acabo por ficar a olhar para o telemóvel.

Participa num desafio de leitura

Encontram-se infinitos desafios de leitura nas redes sociais. Ler um livro que se passa em África, ler um livro de um autor que nunca leste.

Nos últimos anos, tenho participado no Reading Challenge do Goodreads. Cada pessoa escolhe o numero de livros que quer ler esse ano. Só o facto de definir um objectivo já ajuda. Depois, a aplicação permite acompanhar o teu progresso, que livros estás a ler, queres ler ou já leste. E quanto é que precisas de ler por semana para cumprir o teu objectivo. O Goodreads também permite fazer reviews, participar em clubes de leitura, votar nos livros preferidos, receber e dar sugestões. E fica o registo dos livros lidos, que em tempos eu tinha de fazer manualmente. E se não cumprires o teu objectivo? Não acontece nada.

Escolhe livros que te entusiasmem

Parece óbvio mas não é. Muitas vezes, começo a ler as primeiras páginas de um livro e acabo por nunca mais lhe pegar. Perante esse cenário, às vezes concluímos erradamente que “não tenho tempo para ler”. Na verdade, há livros que não puxam por nós, pelo menos naquele momento. Por algum motivo, não apetece, não estamos a gostar, não entrámos no livro. Nesses casos, não vale a pena insistir.

Sempre que não estou com gosto em pegar num livro hoje em dia, interrompo a leitura. Uma coisa, é andar cansada. Outra coisa é até me apetecer ler, mas não aquilo.

Partilha livros e opiniões com amigos e família

Não há nada de que goste mais do que ficar sossegadinha com uma manta a ler. Mas, às vezes, tornar a leitura algo mais social ajuda. E é uma forma de obter sugestões, muitas vezes de pessoas que nos conhecem bem.

Também pode ser uma motivação adicional, se ficarmos entusiasmados com algo que nos contaram sobre um livro. Foi assim que acabei por ler O Véu Pintado, uma sugestão de uma amiga. Para além disso, livros emprestados são uma poupança, de euros e de espaço. Muitos livros que li nos últimos anos foram sugeridos ou emprestados por amigos.

Aproveita os tempos mortos para ler mais

Vais de metro ou comboio para o trabalho? Lê um livro. Fiz isso durante muitos anos e sinto bastante falta do que lia no metro. Tenho livros inteiros lidos apenas naqueles túneis e carruagens.

Agora que ando de carro, estava frustrada com o tempo desperdiçado no trânsito. No meu caso, é quase uma hora por dia. Por isso é que aderi ao Audible, da Amazon. E agora vou experimentar a “ler” audio-livros no trânsito.

Vê menos séries

Pronto. Tinha de doer em algum lado. Pois é. Não adianta dizer que não tens tempo para ler se papas cada nova temporada em 3 dias. Nesse caso, até tens tempo, só que escolhes passá-lo a ver séries.

O que não tem mal nenhum, claro. Mas não dá para tudo. E, para ler mais livros, tens de cortar noutras actividades, sobretudo nas que roubam tempo sem dares por isso. Por exemplo, ver séries ou ligar a televisão quando chegas a casa. Ou vaguear sem rumo pelas redes sociais.

Junta-te a um clube de leitura

É um dos objectivos da minha bucket list: criar um clube de leitura. Até lá, sigo alguns dos grandes. Ou seja, estou atenta ao que a Oprah sugere, ao que a Emma Watson ou o Bill Gates dizem que eu devia ler.

Mas ainda melhor seria um pequeno clube de leitura à antiga: um grupo de pessoas que se encontram para discutir o livro que leram esse mês. Talvez com copos de vinho ou com chá e um bolo caseirinho. Que na verdade não sei se vou conseguir aos 30, porque mal tenho tempo para ver as minhas amigas. Mas se não for aos 30, que seja aos 40.


E tu, tens algum objectivo de leitura para 2020? Que estratégias tens implementado para ler mais?


Outros posts que te podem interessar:

Nora Ephron: 9 razões para ler tudo o que escreveu

Leituras de Verão 2019: 5 livros para a praia

Também podes gostar